terça-feira, 14 de abril de 2009

MASSAGEM DESPORTIVA


A massagem tem muitas aplicações nos esportes. É usada no treinamento, antes e depois de eventos esportivos como parte do processo de reabilitação corporal.

ANTES DO EVENTO ESPORTIVO
O Objetivo é de aquecer os grupos musculares que serão utilizados.

DEPOIS DO EVENTO
A massagem é usada para relaxar os músculos e reduzir o acúmulo de detritos metabólicos. O ritmo e a pressão variam de uma situação para outra.

DURANTE O PERÍODO DE TREINAMENTO
A massagem é usada para aumentar a circulação nos músculos e liberar os tecidos lesados com a carga de treino. O maior fluxo sangüíneo fornece nutrientes e reduz os depósitos de ácido lático e dióxido de carbono – detritos resultantes de trabalho muscular. A liberação do tecido mantém as diferentes camadas musculares livres para deslizarem umas sobre as outras, conforme se contraem e esticam isso aumenta sua eficiência. Assim o atleta pode realizar uma sessão de massagem pelo menos uma vez por semana, nos dias de descanso ou quando planeja realizar apenas um treinamento leve.

IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM PARA O ATLETA
Atletas geralmente tem um sistema circulatório eficiente e acostumado ao esporte, mas os resíduos de subprodutos do metabolismo muscular que você produz depois de treinos fortes ou competições tendem a permanecer por mais tempo após estes eventos, a realização de uma técnica de massagem irá auxiliá-lo no processo de eliminação destas toxinas corporais acumuladas. com isso, você ira realizar seu esporte com mais prazer e segurança.